A OMS não recomenda o uso de máscaras faciais pela população em geral. No entanto, alguém idoso ou com imunidade em baixo (por exemplo doente oncológico) deverá usar máscara se for para espaços públicos?
A máscara apenas deve ser usada por quem estiver doente, com sintomas de COVID-19 (especialmente tosse) ou por profissionais de saúde e cuidadores de indivíduos com sintomas respiratórios. Se não estiver doente ou não estiver a cuidar de alguém que esteja doente, não use máscara. Há mundialmente uma grande escassez de máscaras: também por isso devem ser usadas com parcimónia e indicação clara.
A maneira mais eficaz de se proteger a si e aos outros contra a COVID-19 é a lavagem frequente das mãos, tossir para a curva do cotovelo ou lenço descartável e manter uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas que tossem ou espirram.
Na ausência de sintomas respiratórios, as máscaras, usadas em espaço público, podem ser usadas apenas por pessoas com patologias que diminuem inequivocamente a imunidade (por exemplo após um transplante e consequente medicação imunossupressora) mas de acordo com indicação médica.