Tenho uma sensação que se assemelha a uma bola debaixo da mama esquerda, quando respiro fundo. De vez em quando, sinto algo estranho no peito, do lado esquerdo. Parece que algo lá dentro está a mexer e que pica, mas não dói. Sinto as pernas pesadas. Sofro de esclerose múltipla. Nao tenho febre. A temperatura mais alta que tive foi 37.1ºC e não tenho tosse. Será que posso ter o vírus ou devo ir fazer exames? Ou será que pode ser um surto da doença e de nervosismo?
Não apresenta sintomas típicos de COVID-19. Deste modo, caso se mantenha a sintomatologia descrita, deverá contactar telefonicamente o seu médico assistente para avaliar a situação em particular, ponderando a pertinência no atual contexto de surto de COVID-19 e máximo distanciamento físico, tanto quanto possível, recomendado.
É normal que nesta altura sinta medo e preocupação relativamente ao seu estado de saúde, assim como das pessoas mais próximas. Para que lidemos melhor com o stress provocado por este surto, devemos evitar uma exposição excessiva às notícias dos media (estar constantemente a ver as notícias e à procura de novas informações pode ser desanimador, aumentar a nossa ansiedade e ainda levar as pessoas a notícias falsas). Devemos tentar fazer atividades que nos dão prazer como fazer exercício físico regularmente, mesmo em casa, privilegiando os exercícios de respiração, alongamentos e meditação, ter uma alimentação saudável e equilibrada, manter o padrão habitual de sono saudável, falar com outras pessoas, mesmo a partir de casa, partilhar as preocupações e a forma como se estão a sentir com amigos ou familiares. Por fim, tente manter uma atitude de esperança e pensamento positivo.