Tenho visto que existem alguns laboratórios que fazem testes imunológicos sem prescrição médica. Na próxima semana, deixo o teletrabalho e volto ao escritório, e estou um pouco ansioso, até porque vivo com uma pessoa com uma doença autoimune. Será oportuno realizar o teste de imunidade já, ou ainda é cedo para se fazerem este tipo de testes?
Primeiro convém esclarecer que os testes imunológicos apenas nos dizem se existem anticorpos em circulação no nosso organismo contra o vírus SARS-COV-2, por termos sido anteriormente infetados por ele. A existência de anticorpos ainda não nos garante que estes são em quantidade suficiente para que, num segundo contacto com o vírus, não desenvolvamos a infeção de novo, e não a transmitamos, assim como não garante que eles não venham a decair ao fim de algumas semanas.
Em segundo lugar, estes testes ainda não apresentam bons valores de sensibilidade e especificidade, e poderiam dar-lhe resultados falsos negativos (dizendo que não tem anticorpos quando já os tem) ou falsos positivos (dizendo que tem anticorpos quando estes não estão presentes). Espera-se que a qualidade dos testes melhore num curto espaço de tempo, assim como acreditamos que dentro de meses compreenderemos melhor se a existência de anticorpos realmente nos traz imunidade a médio prazo para a doença.
Por fim, o retorno ao trabalho acarreta um aumento de risco não só de se infetar e de contagiar outras pessoas, mas também de transportar o vírus para dentro de casa em quantidades suficientes para causar doença nos seus coabitantes. Assim, é fundamental que mantenha as precauções e medidas de higiene que têm vindo a ser referidas para a sua proteção e a dos seus familiares: é fundamental realizar frequentemente a higiene das mãos, quer no local de trabalho, quer no regresso a casa antes de tocar em outras superfícies do domicílio (com água e sabão, 20 segundos; ou, caso não seja possível, lavar as mãos, friccionando-as com solução alcoólica). É importante também manter a distância física de outras pessoas (pelo menos 1 metro; idealmente 2 metros). Ainda, deve higienizar os equipamentos que usa no local de trabalho e em casa, como o telemóvel (com uma toalhita de higiene comum, tirando a capa e higienizando quer o telemóvel quer a capa; e deve lavar as mãos no final). Caso fique doente, tente resguardar-se dos seus coabitantes, principalmente caso eles estejam a tomar medicação que lhes provoca imunossupressão.