Numa casa arrendada para as férias, enquanto a minha família está lá alojada, podemos usar os aparelhos de ar condicionado?
Considerando que os aparelhos de que fala serão provavelmente do tipo mais comum (sistema não centralizado, com um equipamento por divisão) e que apenas a sua família estará a ocupar a casa no momento em que vocês estarão nela alojados, o risco de transmissão através do ar condicionado é diminuto.
No caso da COVID-19 a forma de transmissão mais comum é via pessoa-a-pessoa (por gotículas) ou pelo contacto das mãos em superfícies que estejam contaminadas com o vírus e transporte deste para as mucosas oral, nasal ou conjuntiva. As gotículas de vírus poderão existir mais tempo em suspensão no ar de salas de tratamentos invasivos hospitalares, onde se realizam intubações, por exemplo. Apesar disso, recomenda-se que os sistemas de ar não façam recirculação, em especial, em meio hospitalar.
Independentemente disso, devem sempre preferir a ventilação natural dos espaços para uma correta renovação do ar. Devem também realizar a higiene das superfícies que possam ter sido tocadas por outras pessoas nos dias anteriores à vossa estadia e manter a distância física possível de contactos sociais extrafamiliares.