Tendo comprado máscara FFP2 para me sentir mais seguro, tenho dúvidas quanto à higienização para aproveitamento da máscara. Tenho deixado a máscara numa mistura de água com lixívia em 5%, durante 15 minutos, e posteriormente enxaguado com bastante água. Este método é eficaz? Se não, qual outro alternativo?
As máscaras cirúrgicas ou das FFP2 não devem ser higienizadas com água, sabão e/ou lixívia, já que pode levar à alteração do tecido e perder a capacidade de filtração.
Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros para o Controlo de Doenças (CDC) Europeu e Americano, as máscaras cirúrgicas, N95, FPP2, entre outras, não devem ser reutilizadas, devendo ser descartadas após o seu uso. A Direção-Geral da Saúde, assim como as organizações referidas, recomendam que a população geral, não pertencente a grupos de risco, utilize máscaras comunitárias ou sociais, já que estas podem ser lavadas com água quente e detergente e reutilizadas (mas nunca com lixívia, já que o cloro residual na máscara pode ser irritante para o nariz e olhos).
Considerando que o vírus poderá sobreviver nas superfícies até às 72 horas em plástico, até às 4 horas em cobre, e até às 24 horas em cartão, caso a máscara ainda esteja íntegra, não demonstre sinais de uso ou de estar gasta, pode deixar a sua máscara a arejar durante 3 dias e voltar a usar. Quando esta estiver estragada, aí deve substituí-la, para que não perca a capacidade de filtração.