Fui operado a um tumor maligno no urotélio superior e tiraram-me um rim em novembro de 2016. Nunca fiz rádio ou quimioterapia. Sou considerado um doente de risco?
A Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial da Saúde consideram que as pessoas com maior risco são os idosos, pessoas com doença cardíaca, pulmonar, diabetes, neoplasias ou hipertensão arterial, ou pessoas com compromisso do sistema imunitário (a fazer tratamentos de quimioterapia, tratamentos para doenças autoimunes, infeção VIH/sida ou doentes transplantados). O CDC e o governo britânico consideram ainda que as pessoas que têm doença renal crónica poderão ter um risco moderadamente acrescido de doença grave. Para esses casos, recomendam que, apesar de poder sair de casa para trabalhar e fazer as suas compras ou caminhadas, deve ter especial atenção em evitar locais públicos frequentados por muitas pessoas e deve resguardar-se em casa, sempre que possível. Deve ainda ter especial atenção e higienizar as mãos frequentemente e manter as distâncias físicas de segurança.
Alertamos, no entanto, que ter feito uma nefrectomia (tirado um rim) não é sinónimo de ter doença renal crónica, pelo que deve informar-se com o seu médico assistente sobre o seu estado de saúde.