logo-ispup-color.svg
logo-covid-19.png
Questões

Tenho saído com o meu filho mais velho para um passeio higiénico, após o jantar. Vamos de máscara comunitária para que ele também se vá habituando a esta nova realidade, no dia a dia, até quando voltar à escola em setembro e se for caso disso. A minha questão é se devo lavar sempre a máscara quando chegamos a casa? Se não, o que devo fazer com elas?

Queria saber se as máscaras feitas de tecido e com filtro são seguras. O que posso usar como filtro?

Bom dia. Tenho uma máscara FFP2 e como tenho lido que o virus só sobrevive durante algumas horas/dias dependendo do material, porque não posso reutilizar a máscara depois de a deixar de "quarentena"? Se sim quantos dias seriam preciso?

Que tipo de máscara se deve usar para prevenir o vírus?

Devemos usar máscaras, mesmo que sejam de tecido simples? https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10219828325851662&id=1625477704

É seguro que os profissionais de saúde alocados às áreas dedicadas a doentes com suspeita e com COVID-19 usem apenas máscara cirúrgica?

Tenho 32 anos e sou asmática. Trabalho com idosos e lido diariamente com mais de 100 pessoas. Devia usar máscara ou deveria ficar em casa? Agora, querem que trabalhe 3 dias seguidos, 14 horas diárias. Tendo em conta o meu histórico, sou obrigada a aceitar ou posso recusar?

Tenho uma máscara que uso quando vou a casa dos meus pais com o intuito de os proteger (acho que na minha atividade profissional a exposição é fácil), mas não sei se podem ser usadas mais do que uma vez. Quantas vezes se pode usar uma mascara?

A OMS não recomenda o uso de máscaras faciais pela população em geral. No entanto, alguém idoso ou com imunidade em baixo (por exemplo doente oncológico) deverá usar máscara se for para espaços públicos?