logo-ispup-color.svg
logo-covid-19.png
Questões

Somos 4 pessoas no agregado familiar, 3 das quais em casa, em isolamento social. Contudo, uma delas é motorista profissional internacional e, por isso, passa por todos os países de risco (Espanha, França, Itália, ...). Que medidas devemos adotar em casa, quando vier a casa fazer o descanso, de modo a proteger o resto da família em isolamento?

A minha esposa é doente oncológica. Sou funcionário público, estamos a fazer quarentena, mas tenho que ir trabalhar. Que procedimentos devo ter no regresso a casa?

Tenho um restaurante no Porto, devido às últimas atualizações sobre a covid-19, temos que tomar medidas para assegurar a nossa saúde, a dos nossos colaboradores e até dos nossos clientes, uma vez que lidamos com eles de perto e estamos em constante perigo para a saúde pública! Não foi de ânimo leve que conseguimos chegar a esta decisão, devido a todo o sacrifício que fazemos face às despesas que atualmente se praticam, principalmente no Porto. Vamos fechar, (não podemos em boa consciência, continuar abertos,) por tempo indeterminado, toda a nossa equipa vai entrar em Quarentena Preventiva como medida de prevenção. Estas medidas tratam apenas do nosso dever cívico perante os acontecimentos atuais, ... Mas..., e o resto?! como faço para pagar as despesas fixas que um estabelecimento deste género, renda, empregados, impostos, luz, água, etc., etc. Haverá algum apoio pelo menos da parte da saúde pública, enquanto somos "alvos"? Foi um golpe financeiro que sofremos e que pode levar algum tempo a sarar... Estamos de coração apertado...

Verifico, constantemente, que as pessoas que devem ficar em quarentena são aquelas que são contactadas pela Autoridade de Saúde, porque estiveram em contacto com alguém que testou positivo para a Covid-19. Quem trabalha com o atendimento ao público que, por vezes, passa muito tempo com o mesmo cliente, como consegue controlar? Como isto é controlado pela Autoridade de Saúde?

Tenho conhecimento que a mãe de uma colega de turma do meu filho está de quarentena, pois trabalha numa empresa onde foi detetado um caso positivo. Sendo a quarentena destes trabalhadores efetuada em casa, e estando em contacto com os seus familiares, é seguro que os seus filhos possam ir à escola?