logo-ispup-color.svg
logo-covid-19.png
Questões

Tenho muitas dores de cabeça, dores no corpo, falta de ar (asma)? Tenho estes sintomas desde o dia 29 de abril. Fiz dois testes que deram negativo. Mas, quando fui hoje ao médico, dizem que deve ser COVID-19. É possível que seja, tendo em conta que tive dois testes negativos e nunca ter tido um positivo?

Um indivíduo que tenha o vírus mas ainda está assintomático pode ser um transmissor do vírus?

Tenho tosse há cerca de um mês. Primeiro parecia uma constipação, com tosse, espirros e muita expetoração. Com o passar do tempo, só permanece a tosse. Trabalho num hipermercado. Mas desde o dia 14 de março que estou em casa com os meus filhos. O meu filho mais velho de 10 anos começou há 5 dias a ter tosse. Já liguei para a linha de saúde 24 na semana passada, mas como não tive contacto com ninguém infetado, a chamada desligava automaticamente, dizendo linha ocupada. Devo contactar o médico devido à tosse?

As amígdalas inchadas são um dos sintomas? Tentei pesquisar na Internet mas não encontrei nada. É um pouco assustador ter as amígdalas inchadas nesta altura perante toda esta situação.

Se estiver com sintomas de gripe como febre e tosse, mas não tiver estado em contacto com infetados nem ter viajado recentemente, devo procurar algum tipo de ajuda?

Tenho uma sensação que se assemelha a uma bola debaixo da mama esquerda, quando respiro fundo. De vez em quando, sinto algo estranho no peito, do lado esquerdo. Parece que algo lá dentro está a mexer e que pica, mas não dói. Sinto as pernas pesadas. Sofro de esclerose múltipla. Nao tenho febre. A temperatura mais alta que tive foi 37.1ºC e não tenho tosse. Será que posso ter o vírus ou devo ir fazer exames? Ou será que pode ser um surto da doença e de nervosismo?

Se tiver sintomas de tosse ou catarro e uma ligeira dificuldade respiratória, posso tomar qualquer tipo de anti-inflamatório? E durante quanto tempo?

Tenho uma dúvida. Podemos estar infetados e ter o vírus e não apresentar sintomas, tais como a tosse e a febre? Desde sábado, tenho dores nas costas, parece que os músculos estão presos e apanha-me o peito também. É motivo de alarme? Devo ir fazer o teste ou o que devo fazer?

(Enviei este e-mail para o SNS 24 há 14 horas, ao qual ainda não obtive resposta. Será que me podem ajudar?). Há 4 semanas, dei entrada na urgência do Hospital de S. João com tosse produtiva com sangue onde me foi diagnosticada uma pneumonia. Cerca de 1 semana depois, retomei a minha atividade profissional. Trabalho num restaurante na zona histórica do Porto, onde cerca de 80% dos nossos clientes são turistas estrangeiros, com os quais tenho que conviver, sem possibilidade de manter a devida distância de segurança. Há cerca de 2 dias, comecei a sentir uma tosse seca sem produção de qualquer muco, muitas vezes acompanhada de falta de ar, dores musculares e articulares, dores de garganta e, por vezes, dores no peito junto às costelas. Como devo proceder? Onde me dirijo para ser observada?

Tenho tido um pouco de dores de garganta e no peito e doem-me as costas. E como trabalho num espaço comercial, liguei para a linha. Disseram para permanecer em casa com os meus filhos, até um médico ligar para dar mais indicações. Se os sintomas aumentarem para voltar a ligar. Os meus filhos estão com tosse, ranho, dores de cabeça, mas já eram os sintomas de quinta, não aumentaram. Devo aguardar? Não me falaram em baixa nem nada, mas dei o meu número de utente, isso é automático, já que devo estar em isolamento. O meu filho é asmático, deveria ser auscultado. Como faço se o médico não liga? No centro de saúde, disseram que não posso sair de casa.